E NASCE A UNIÃO DE VIAJANTES
Há 61 anos, três viajantes – Celso Nicodemus, Amadeu Ceregati e Tomas Ramos, que retornavam de uma viagem de trem à cidade de São Carlos, decidiram fundar um órgão que reunisse viajantes, representantes comerciais, pracistas e profissionais liberais, tendo como objetivo criar um pecúlio que se destinasse às viúvas e beneficiários, um clube recreativo para associados e familiares, e também convênios com médicos, oculistas, dentistas e maternidades. A idéia da fundação foi bem aceita e logo de início já contava com uma centena de sócios.
A primeira assembléia foi realizada em 12 de abril de 1953 nos salões do Grêmio Luiz de Camões, na Rua Bernardino de Campos. Nesta ocasião foi empossada a primeira Diretoria Provisória, tendo como Presidente Jacinto Senatore. Estava dado o primeiro passo da União de Viajantes e Representantes Comerciais – U.V.R.C. , seguido o exemplo dos viajantes, nunca estar em lugar fixo, a UVRC, teve diversas sedes.
A primeira foi instalada nos altos da Drogasil, na Rua César Bierrembach nº 10, numa sala gentilmente cedida pôr Abel Pedroso, Diretor da Rádio Brasil S.A. Após aproximadamente três meses, passaram para a Rua Luzitana n.º 969 e em seguida para a Rua Costa Aguiar n.º 574.
Em apenas 17 meses de existência, a U.V.R.C., já contava com seu órgão oficial de comunicação o Universe, jornal bem produzido, tendo como responsável Avelino Ramos. Em 1959 adquiriram oito conjuntos no edifício Previdência, na Rua Benjamim Constant n.º 1214. A U.V.R.C., Em 1962, passou a ter sua sede num prédio da Av. Francisco Glicério n.º 1614.
O prédio com aproximadamente 1.200 metros, era velho, mas serviu aos associados pôr muitos anos, onde foram realizados memoráveis comemorações. Após um acordo com a firma Construtora Penteado De Freitas, foi construído no local da Sede um prédio, cabendo a U.V.R.C., aproximadamente 23% da construção, ou seja 34 apartamentos, 21 garagens uma loja e sobreloja (atual sede central).
Em 1983 foi adquirida uma sala com aproximadamente 75m², no edifício Cruz Alta. Cada vez mais a U.V.R.C., consolidando seu patrimônio. Em 1980 foi obrigada a se filiar a Susep (Superintendência de Seguros Privados), recebendo a Carta Patente número 35. nesta ocasião teve seu nome mudado para União Associação Campineira de Previdência, sendo considerada uma companhia de seguros.
Em julho de 1986, após diversos anos de lutas, conseguiram o desligamento oficial da Susep.
Hoje a estrutura do clube conta com:
- 1 Salão social em ampliação para futuros eventos;
- Sport bar;
- 3 minicampo de futebol;
- 2 piscinas;
- 2 cancha de bocha;
- 2 vestiários;
- Salão de jogos;
- 6 churrasqueiras;
- Estacionamento.